Terminada a semana técnica, a COP30 entra na fase política
Organizadores discutem progressos e antecipam discussões acaloradas na fase final.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), realizada em Belém, finalizou sua primeira semana técnica com resultados positivos, embora preveja debates acalorados para a fase final. Essa avaliação foi feita pela presidência da Conferência das Partes (COP), que declarou neste sábado, 15 de novembro, que a etapa "política" do processo está começando.
Na análise da primeira semana, destacou-se a aprovação por consenso de diversos temas, como questões relacionadas à transição energética, relatórios de adaptação, administração e financiamento.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, demonstrou otimismo e espera que pelo menos 15 dos temas apresentados sejam convertidos em decisões até o encerramento da próxima semana.
No sábado, dia 15, foi divulgado na Zona Azul da conferência os Princípios de alinhamento de padrões para uma economia mais sustentável. Esse avanço representa um passo importante na mobilização dos US$ 1,3 trilhão por ano previstos no Roteiro de Baku a Belém.
Ao mesmo tempo, nas ruas de Belém, muitas pessoas se reuniram para reivindicar justiça climática, defesa dos territórios e ações governamentais mais firmes. A marcha foi organizada pela Cúpula dos Povos e contou com a participação de indígenas, jovens, movimentos sociais, comunidades tradicionais e trabalhadores.
|